segunda-feira, 14 de abril de 2008

Romário anuncia que encerrou sua carreira.


Um dos mais brilhantes atacantes do futebol brasileiro e mundial, oficialmente dá adeus ao futebol profissional.
Durante o evento em que lançou seu DVD, contendo 900 dos mais de 1000 gols de sua carreira, o artilheiro confirmou que encerrou sua atividade profissional:
- Oficialmente não jogo mais. Parei. Minha fase passou. Tenho consciência de que tudo foi muito divertido. Pode terminar o DVD - disse ele, referindo-se ao filme.

Revelado pelo Vasco da Gama, o atacante rapidamente mostrou seu talento no clube da colina, e em vários gols pelas seleções de base, o que o levou ainda muito cedo ao futebol europeu, mais específicamente à Holanda, onde arrasou no PSV e logo foi ao Barcelona, onde foi eleito o melhor jogador do planeta. Em 1993, atendendo a clamores populares, o técnico da Seleção Brasileira Carlos Alberto Parreira convocou o baixinho para o último jogo das eliminatórias, no decisivo jogo contra o Uruguai, no maracanã. Só restava a vitória. Resultado? 2 a 0, dois gols de Romário.
Na Copa do Mundo de 1994, o baixinho levou o Brasil nas costas, sendo artilheiro da equipe, com 5 gols em 7 partidas, e assim eleito melhor jogador do mundial e levando a Seleção Brasileira ao Tetracampeonato.

Após a copa, o carioca da gema Romário não aguentou a distância da cidade maravilhosa e voltou ao Flamengo.
Ainda retornou à Europa, ao Valência da Espanha, sem muito sucesso, e retornou ao seu clube de origem, Vasco da Gama, onde venceu a Copa João Havelange em 2000 e a copa Mercosul no mesmo ano. O atacante ainda passou por Fluminense, e futebol árabe, antes de voltar ao Vasco, marcar o milésimo gol de sua carreira e dirigir a equipe como treinador. No inicio de 2008 deixou o clube, por brigas com o nefasto Eurico Miranda, que exigia a escalação do jovem Alan Kardec no time titular do vasco, dirigido por Romário. Após a saída, o baixinho apenas cumpriu obrigações contratuais, lançou seu dvd, e agora, dia 14 de Abril de 2008, oficialmente encerrou sua brilhante carreira.

Nenhum comentário: