terça-feira, 27 de maio de 2008

Fifa recua e volta a permitir jogos na altitude

Segundo matéria publicada na Folha de São Paulo, ao menos provisóriamente o veto à altitude foi anulado:

"A Fifa (Federação Internacional de Futebol) suspendeu de forma provisória sua polêmica proibição às partidas internacionais na altitude, anunciou nesta terça-feira em Sydney (Austrália) o presidente da instituição, Joseph Blatter.

Blatter declarou que o comitê executivo da Fifa decidiu suspender provisoriamente a medida, que havia prejudicado particularmente a Bolívia, em uma reunião prévia ao congresso do organismo, que está sendo realizado nesta semana em Sydney.

"Permitiremos jogos na altitude de La Paz de forma provisória, mas vamos reabrir o debate para continuar analisando a situação", disse Blatter nesta terça-feira.
A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) havia pedido à Fifa que adiasse a proibição à disputa de partidas em alturas acima dos 3.000 m de altitude até depois das eliminatórias para a Copa do Mundo-2010.

A Federação Boliviana se sentiu discriminada pela proibição da Fifa. O estádio Hernando Siles, de La Paz, está localizado 3.577 m acima do nível do mar.
Blatter propôs substituir a proibição por um pacote de normas que regulem o "futebol sob condições extremas", que inclua o calor, a umidade, o frio e a poluição.
Blatter disse que as eliminatórias para a Copa-2010 podem ser disputadas em cidades de grande altitude enquanto a Fifa analisa mudanças no regulamento para as condições de partidas nacionais e internacionais.

Blatter revelou que recebeu uma "dura" carta de Evo Morales, no mês passado, mas que depois teve com o presidente boliviano uma conversa mais cordial por telefone. "

º°º

Link da matéria :

http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u405753.shtml

Nenhum comentário: